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1617LCASLM373a

1617LCASLM373a

Text genreResposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionA partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto: Há muitas opiniões acerca do que significa comunicar – desde a sugestão de que tem a ver com o envio intencional de uma mensagem a um recetor (como acontece quando se escreve e envia uma carta) até à noção de que comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo. (…) A comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto e os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto. (Hakansson, G. e Westander, J. (2013: 2). Communication in Humans and other Animals. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins Publishing Company)
Task ID1617LCRD07
Task settingClausura
Course
UniversityUniversidade de Coimbra
AreaCiências Sociais e Humanas
CourseLínguas Modernas
SubjectLinguagem e Comunicação
School year2016-2017
Collection
CountryPortugal

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A comunicação, principalmente, a humana, tem como principal objetivo a transmissão de mensagens (a um ou mais recetores), transmitidas através de simbolos, gestos, imagens, fotografias ou gráficos, de forma voluntária ou inconsciente, através da comunicação verbal, não verbal e paraverbal. A comunicação verbal, tal como o nome indica, engloba a linguagem verbal, na comunicação não verbal a mensagem é transmitida de forma voluntária ou não, através de gestos, de imagens, dos movimentos do nosso rosto ou corpo, e pode ser dividida em três categorias- cinésica, proxémica e háptica. a comunicação paraverbal é a junção de ambas as anteriores, ou seja, é a junção de palavras e gestos para fundamentar os nossos argumentos, por exemplo: ao respondermos a uma pergunta de onde fica algo, ao dizermos é ali! e esticarmos o braço e o dedo indicador para a pontar para a localização é uma forma de comunicação verbal.

Dentro da comunicação existem dois modelos de comunicação. O linear e o semântico. O modelo linear foi fundamentado por Shannon & Weaver (1949), que tem por base a engenharia tecnológica. Segundo estes, existe um indivíduo A que transmite a mensagem ao indivíduo B, ou seja, o recetor. O indivíduo B ao responder à mensagem transmitida, será agora quem transmite e A será o recetor. Mas ao haver um C (pessoa ou não) que é uma fonte de barulho, este modelo torna-se ineficaz, pois a mensagem não é transmitida corretamente ou o que chega ao recetor não é possível ser compreendido na totalidade. Por exemplo, ao se transmitir uma mensagem por chamada telefónica ao haver ruído na linha a mensagem terá de ser repetida para ser compreendida, e por vezes mesmo assim não é compreendida na totalidade. Na citação apresentada, aparece este modelo exemplificado com a escrita e envio da carta.

O outro modelo de comunicação, o semântico, é um modelo mais complexo do que o anterior, mas é mais eficaz, que tal como é citado, deriva de um determinado contexto e terá assim um significado que deriva desse contexto. [...] Este modelo engloba todos os tipos de comunicação: a verbal, a não verbal e a paraverbal, e todas as subcategorias que estas têm. Neste modelo fazem parte sociólogos, antropólogos, como Ekman (estudou o sorriso social e o sorriso Duchenne- o genuíno) e Goffman.

Dentro do mundo animal, também existe comunicação, principalmente para comunicar dentro dos seus grupos, para arranjarem comida, para se deslocarem, para acasalarem ou para avisarem os perigos uns aos outros.

Eu concordo com o excerto apresentado, pois comunicar é o envio de mensagens intencionais ou involuntárias, que irão ser analisadas e percebidas pelos recetores, dependendo do contexto e significado que lhes é atribuído.


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