Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1617LCASLM374a

1617LCASLM374a

Text genreResposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionA partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto: Há muitas opiniões acerca do que significa comunicar – desde a sugestão de que tem a ver com o envio intencional de uma mensagem a um recetor (como acontece quando se escreve e envia uma carta) até à noção de que comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo. (…) A comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto e os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto. (Hakansson, G. e Westander, J. (2013: 2). Communication in Humans and other Animals. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins Publishing Company)
Task ID1617LCRD07
Task settingClausura
Course
UniversityUniversidade de Coimbra
AreaCiências Sociais e Humanas
CourseLínguas Modernas
SubjectLinguagem e Comunicação
School year2016-2017
Collection
CountryPortugal

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

A comunicação é, acima de tudo, [...] um instrumento de partilha entre indivíduos.

Está certo que existe muito mais além do que é concebido como o que é comunicar.

Para os humanos, comunicar [...] não passa de um sentimento e de uma situação de partilha de informação sem uma interpretação fixa- dado o facto de os humanos serem capacitados de, com uma mensagem, retirarem variadas [...] interpretações, diferentes [...] umas das outras.

Contrariamente a isto, para os animais, não existe uma comunicação multifacetada- tudo porque [...] os animais nascem [...] com uma limitação no que diz respeito à quantidade de sons/mensagens que estes podem interpretar.

[...] Não existe, é evidente, um modelo pré defenido do que é comunicar.

De acordo com uns, a comunicação é um modelo linear, matemático, onde tudo é tão simples como mandar uma carta. Neste modelo linear, que se identifica com o simples facto de mandar uma carta, a pessoa que envia a carta não espera resposta, ou feedback, dado que, de acordo com este modelo, quanta mais informação for partilhada, mais redundante se torna, e menos pertinente.

Porém, a ideia de que a comunicação é, [...] de acordo com Hakansson, G. e Westander, J. (2013:2). Communication in Humans and other Animals, uma sincronia interativa apresenta um outro modelo da comunicação, neste caso, o modelo semiótico que assume como parte crucial da comunicação tudo aquilo que é contexto, defendendo que é deveras importante na comunicação tudo aquilo que é partilhado e que, ao ser partilhado, espera resposta, ou feedback.

Mas afinal o que é, de facto, comunicar? É partilhar informação de forma a que seja esperada uma resposta ou não?

A meu ver, tudo é comunicação. Embora nem sempre seja esperada uma resposta, à medida que um interlocutor fala (ou escreve) uma mensagem, esta está a ser comunicada e, embora não seja sempre possível atingir um consenso ou um entendimento, a mensagem continua a ser vista como comunicação.

Do mesmo modo, os animais são capazes de comunicar, mesmo sem ser possível, muitas das vezes, um entendimento entre eles.

Se, com uma limitação [...] é possível aos animais comunicar, mesmo sem consenso, porque razão seria complicada a comunicação entre humanos?

Comunicar é enviar cartas, comunicar é procurar um entendimento entre indivíduos porém é, também, algo que passa por ser mais do que um simples ato de mandar uma carta ou receber uma carta.

Comunicar é um processo infinito de partilha entre humanos, animais e todos os seres capacitados de comunicar.


Download text