Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1617LCHALM437a

1617LCHALM437a

Text genreResposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNMPLM
GenderM
Task
Task descriptionA partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto: Há muitas opiniões acerca do que significa comunicar – desde a sugestão de que tem a ver com o envio intencional de uma mensagem a um recetor (como acontece quando se escreve e envia uma carta) até à noção de que comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo. (…) A comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto e os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto. (Hakansson, G. e Westander, J. (2013: 2). Communication in Humans and other Animals. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins Publishing Company)
Task ID1617LCRD07
Task settingClausura
Course
UniversityUniversidade de Coimbra
AreaCiências Sociais e Humanas
CourseLínguas Modernas
SubjectLinguagem e Comunicação
School year2016-2017
Collection
CountryPortugal

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

A noção de comunicar [...] pode normalmente ser dividida em duas ideias muito diferentes de funcionar: o modelo linear, e o modelo sinótico.

Embora ambos concordam que comunicação necessita [...] da interação [...] entre dois ou mais indivíduos, a complexidade destas interações divergem entre as duas. Enquanto o pensamento linear considera comunicação como a mera troca de ideias intencionalmente transmitidas por um sujeito, o modelo sinótico defende que existe muito mais além daquilo que se à superfície.

Os seres vivos [...] adquirem uma vasta gama de reações a diversos eventos durante o seu longo processo de crescimento e evolução. Estas reações, muitas vezes automáticas e inconscientes, também representam um papel muito importante na forma como os seres vivos aprendem a [...] sobreviver, e interagir com outros seres vivos.

Será, então, um pouco limitador considerar que apenas aquelas mensagens que pretendemos enviar se podem considerar comunicação, quando muitas vezes são as mensagens que não pretendemos enviar, ou nem nos apercebemos que as estamos a enviar, que realmente transmitem aquilo que nós sentimos.


Download text