Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1617LCIFJC439b

1617LCIFJC439b

Text genreResposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionA partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu sobre linguagem e cognição, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto: A linguagem não é um artefacto cultural que aprendemos como aprenderíamos a dizer as horas […]. É antes uma peça muito específica da constituição biológica do nosso cérebro. É uma competência complexa e especializada, que se desenvolve espontaneamente na criança, sem esforço consciente nem instrução formal. Surge sem que essa criança tenha consciência da sua lógica, é qualitativamente idêntica em todas os seres humanos e é claramente distinta de capacidades mais gerais como o processamento da informação ou comportamentos inteligentes. (Pinkers, S. (1995:18). The Language Instinct: How Mind Creates Language. New York: harperPerennial.)
Task ID1617LCRD09
Task settingClausura
Course
UniversityUniversidade de Coimbra
AreaCiências Sociais e Humanas
CourseJornalismo e Comunicação
SubjectLinguagem e Comunicação
School year2016-2017
Collection
CountryPortugal

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

A linguagem é extremamente subjetiva pois não é um meio de comunicação transparente e objetivo, mas sim a projeção de posições e perspetivas. A troca de ideias e atitudes pré-concebidas. Carateriza-se por ser uma forma de [...] poder e [...] cientistas defendem que é inata, ou seja, nasce connosco, inscrita no nosso ADN.

[...] São muitos os que defendem a hipótese do inatismo, propondo argumentos como o argumento por analogia e o argumento da pobreza de estímulo, que cita que uma criança nasce a saber palavras. todo um código universal que não é possível a criança [...] aprender como aprenderia a dizer as horas [].

O nosso cérebro é o portador da linguagem, sendo o hemisfério esquerdo e as suas áreas, responsáveis pela produção e compreensão da linguagem, () é antes uma peça muito específica da constituição biológica do nosso cérebro.

O facto de, ao nascer a criança começar na tentativa de produzir sons, nos diz algo a favor da teoria do inatismo. O desenvolvimento da linguagem logo nos primeiros meses é notório o que nos permite afirmar que a linguagem se desenvolve espontaneamente na criança, sem esforço consciente nem instrução formal..

Gestos, [...] educação, definições teóricas, entre outras coisas, vamos apreendendo à medida que vamos conseguindo perceber em que cultura estamos inseridos e é algo que nos é transmitido pelos nossos progenitores e parentes, a linguagem tem caraterísticas bastante próprias, não fosse ela exclusiva do ser humano.

Devemos sentir-nos privilegiados pois é claramente distinta de capacidades mais gerias (). Graça a ela temos a capacidade de interagir com os membros da nossa sociedade e reparámos que as consequências da não aquisição da mesma podem ser bastante trágicas.

[...] Ainda muito por descobrir em relação à linguagem e à cognição, principalmente em como esta nos traz benefícios tão distintos.


Download text