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1617LCJALM390a

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Text genreResposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNMPLM
GenderM
Task
Task descriptionA partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto: Há muitas opiniões acerca do que significa comunicar – desde a sugestão de que tem a ver com o envio intencional de uma mensagem a um recetor (como acontece quando se escreve e envia uma carta) até à noção de que comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo. (…) A comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto e os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto. (Hakansson, G. e Westander, J. (2013: 2). Communication in Humans and other Animals. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins Publishing Company)
Task ID1617LCRD07
Task settingClausura
Course
UniversityUniversidade de Coimbra
AreaCiências Sociais e Humanas
CourseLínguas Modernas
SubjectLinguagem e Comunicação
School year2016-2017
Collection
CountryPortugal

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A comunicação faz parte da nossa definição enquanto seres humanos, tal como argumenta Joana Vieira santos, podemos por isso ser considerados homo loquens em vez de homo sapiens. No entanto, a comunicação humana, distinta [...] das dos animais, tenta ser reproduzida em modelos. Existem assim duas grandes sugestões: o modelo processual de Shannon e Weaver e o modelo semiótico criado a partir de Pierce e Saussure.

que primeiro distinguir a comunicação humana de todas as outras. Esta permite abstração e é objeto de aprendizagem. Não nos limitemos a falar do agora, podemos falar do amanhã, do ontem e até de ficção, pode ser feito a nível [...] interpessoal, entre duas pessoas, [...] construindo identidades, ou em grupo, em massas ou de forma organizacional. Tem múltiplos meios: o verbal, o não verbal e o para-verbal.

Em função disto, Shannon e Weaver criaram um modelo matemático em que existem dois indivíduos, um recetor e um emissor. O emissor envia uma mensagem codificada através de um canal que é posteriormente descodificada pelo recetor, quando recebida. O recetor envia então feedback ao emissor, em função da informação que recebeu. A mensagem enviada pode ser mal compreendida se houver uma fonte de ruído, um agente externo presente. Neste modelo o emissor tem uma grande importância pois é ele que cría a mensagem e a envia.

Esta mensagem é vista como um produto acabado que tem apenas de ser descodificado pelo recetor, que é bastante menosprezado.

Fazem parte deste tipo de comunicação apenas os sinais criados propositadamente, ou seja, na sua maioria [...] símbolos, ícones e signos. Este modelo não [...] considera no entanto a multiplicidade dos meios, havendo o não verbal e o paraverbal, que não são produzidos intencionalmente mas que muito comunicam ao recetor, que os interpreta. Também não se considere a imprevisibilidade e reduz [...] bastante a importância da mensagem e do recetor. Uma crítica feita a esta teoria, com a qual concordo perfeitamente, é que animais que utilizam este tipo de comunicação, não sendo portanto este [...] modelo aplicável à comunicação humana. Quando um cão nos rosna [...] envia-nos uma mensagem, uma ameaça, que nós descodificamos. Logo, este [...] modelo não é apropriado.

Uma outra sugestão feita para representar a comunicação é o modelo semiótico, de Sausurre e Pierce, apoiado por muitos outros autores, tal como Joana Vieira Santos. Segundo este modelo a mensagem nunca é um produto mas sim uma produção e uma construção de significado. Insere-se o feedback de outra forma, ganhando este muito mais importância pois regula o discurso e vai regulando os papéis. Quando um emissor emite uma mensagem esta é não descodificada mas também interpretada pelo recetor. Ao mesmo tempo que [...] se tem atenção à mensagem observa-se outros sinais que a pessoa esteja a fazer que, apesar de não intencionais, comunicam. Este modelo considera assim a comunicação não verbal e paraverbal. Em vez de um indivíduo simplesmente afirmar algo e eu interpretar isso, estou em simultâneo a ver o que os seus gestos, a sua postura, os seus movimentos e a nossa distancia indicam.

Para além disso, o recetor ganha muito mais importância pois o que ele insere na mensagem que o emissor envia ganha agora [...] mais significado e relevância. Através desta partilha do mundo de cada indivíduo constróem-se identidades. Por isso, a comunicação muda-nos e transforma-nos à medida que contactamos com as realidades, as crenças, o pensamento, as emoções e acultura de outros. É por isso que o contexto é essencial quando comunicamos, é necessário ter a noção do outro e da cultura em que nos inserimos para podermos comunicar. Um dos modelos sugeridos [...] pela semiótica é o transacional. Segundo este modelo existem duas esferas: a do indivíduo A e B. em cada esfera [...] estão as emoções, o pensamento, a cultura e tudo aquilo que faz parte desse indivíduo. Quando as duas [...] esferas se cruzam, através da comunicação, cria-se uma base de informações para os dois lados, num dado contexto, que enriquece os dois indivíduos. portanto uma partilha de visão do mundo de cada indivíduo.

Pessoalmente, identifico-me muito mais com o segundo modelo que a comunicação humana como uma significação em vez de uma mera transmissão, como no caso do modelo Shannon e Weaver. Os modelos semióticos conseguem abarcar toda a comunicação feita por nós e explicam exatamente como comunicamos e porquê. Apesar de ser um modelo muito mais complexo, como o [...] excerto de Hakansson no enunciado nos diz, é muito mais completo.


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