1617LCJCJC391a 1617LCJCJC391a
Text genre Resposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNM PLM
Gender F
Task
Task description A partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto:
Há muitas opiniões acerca do que significa comunicar – desde a sugestão de que tem a ver com o envio intencional de uma mensagem a um recetor (como acontece quando se escreve e envia uma carta) até à noção de que comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo. (…) A comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto e os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto. (Hakansson, G. e Westander, J. (2013: 2). Communication in Humans and other Animals. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins Publishing Company)
Task ID 1617LCRD07
Task setting Clausura
Course
University Universidade de Coimbra
Area Ciências Sociais e Humanas
Course Jornalismo e Comunicação
Subject Linguagem e Comunicação
School year 2016-2017
Collection
Country Portugal
View options
Tags : POS tag Lemma
Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.
A comunicação humana é uma construção multifacetada , onde os meios e os conteúdos não são entidades separadas , formando um todo . Ou seja , dentro da comunicação , engloba várias formas de comunicar . Dentre elas são : verbais , não verbais e paraverbais . A comunicação verbal , que se separa de todas as outras formas possíveis por compor as palavras . A comunicação não verbal , onde mais de metade utiliza essa forma ( Mehrabian , 1981 ) a que quando feito de forma involuntária , transmite mensagens que são mais reveladoras do que qualquer palavra . Concluindo , o corpo é mais sincero que as palavras . Ou seja , precisa de uma capacidade de interpretação desenvolvida , para se criar sentidos e para chegarem a um entendimento único ( Hakansson e Westander , 2013 ) . Dito isto , a paraverbal auxilia na interpretação da linguagem verbal feita por meio de gestos ou vocais .
Um exemplo quando a distância torna o “ olá ” inaudível , utilizamos o aceno ( Santos , 2011 ) . Este excerto , pode se aplicar aos tipos de modelos também . A primeira parte em que Hakansson e Westander ( 2013 ) falam , é o modelo linear * , em que muitos acham que comunicar é apenas o envio de uma mensagem , ou seja , uma mensagem monolítica , onde não há espaço para comunicação não verbal e o que importa neste modelo é a transmissão de mensagem . Na segunda parte em que Hakansson e Westander ( 2013 ) menciona , “ comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa … ” , é o modelo semiótico , onde o emissor e recetor são ativos . A mensagem deixa de ser uma transmissão , para ser uma interpretação . Ou seja , nesse modelo a comunicação é um processo simbólico , continuo , de interpretação e partilhamos essa informação com outros . Vale acrescentar , que no modelo semiótico o contexto é crucial , sem ele não conseguimos interpretar . Concluindo , a comunicação não é um simples envio intencional de uma mensagem a um recetor como Hakansson e Westander ( 2013 ) aborda no excerto , é um conjunto de ideias , experiências , culturas dado num certo contexto , que dá capacidade de interpretar , retirando significados multiplos . No qual se aplica o modelo semiótico .
O modelo linear , deixa um pouco a desejar pois , é compreensível , visto que os humanos não são máquinas e tem uma capacidade interpretativa menor , visto que , a mente complementa as falhas atribuidas numa má comunicação .
Download text