Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1617LCJFLM388a

1617LCJFLM388a

Text genreResposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNMPLM
GenderM
Task
Task descriptionA partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto: Há muitas opiniões acerca do que significa comunicar – desde a sugestão de que tem a ver com o envio intencional de uma mensagem a um recetor (como acontece quando se escreve e envia uma carta) até à noção de que comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo. (…) A comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto e os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto. (Hakansson, G. e Westander, J. (2013: 2). Communication in Humans and other Animals. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins Publishing Company)
Task ID1617LCRD07
Task settingClausura
Course
UniversityUniversidade de Coimbra
AreaCiências Sociais e Humanas
CourseLínguas Modernas
SubjectLinguagem e Comunicação
School year2016-2017
Collection
CountryPortugal

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

Este texto é bastante interessante na medida em que [...] comenta e enumera as [...] duas teorias do que é a comunicação.

A primeira teoria, elaborada por Franz e Hans (dois linguístas [...] bastante famosos) que elaboraram a teoria que a comunicação se baseia [...] num emissor que pretende comunicar com um receptor. Para isso o emissor envia uma mensagem que parte dele, que passa por um túnel que pode receber interferências ou não e que por fim chega a [...] um (ou mais) receptores que a vão interpretar [...]. A outra teoria mais recente [...] elaborada também por um linguísta [...] chamado, [...] introduz a comunicação como algo que se baseia em significados e atribui a cada conceito um significado e então para dois [...] interlocutores terem uma comunicação, este modelo propõe que, a sua comunicação se vai basear numa tentativa de [...] um através de [...] signos e significados vai tentar que o outro associe esses mesmos a um conceito e dessa forma tentar fazer sentido e provocar um diálogo ou comunicação na altura em que o receptor associa o que emissor comunicou aos conceitos que conhece e consiga compreender o que o emissor tentou transmitir. [...]

Esta segunda teoria é um pouco mais complexa mas na realidade [...] na minha visão é bastante mais completa e ilustrativa do que realmente se [...] passa na realidade pois na minha opinião a comunicação é algo tão simples como emissor→ túnel→ receptor mas existem alguns factores que temos de considerar como a intenção. A intenção é algo muito importante pois pode alterar completamente a forma como uma mensagem é recebida ou processada [...] por o receptor. [...] Resumindo a melhor teoria, segundo tudo o que li e que demos nas aula é, ou mais completa e interessante é [...]segunda teoria pois ambos os intervenientes como [...] diz no texto promovem uma sincronia interativa em que os participantes criam sentidos de expressar um [...] conceito com vista a chegarem a um entendimento mútuo dentro do mesmo contexto, que também na minha óptica é muito importante no acto de comunicação pois altera [...] a percepção dos conceitos dependendo do contexto onde se insere.

Tudo o que escrevi [...] baseia-se nos apontamentos e nos ficheiros presentes no inforestudante [...] disponibilizados pela professora Rute Soares e acessíveis a todos os alunos aquando de disciplina de linguagem e comunicação.


Download text