Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1617LCJPGEO386a

1617LCJPGEO386a

Text genreResposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionA partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto: Há muitas opiniões acerca do que significa comunicar – desde a sugestão de que tem a ver com o envio intencional de uma mensagem a um recetor (como acontece quando se escreve e envia uma carta) até à noção de que comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo. (…) A comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto e os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto. (Hakansson, G. e Westander, J. (2013: 2). Communication in Humans and other Animals. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins Publishing Company)
Task ID1617LCRD07
Task settingClausura
Course
UniversityUniversidade de Coimbra
AreaCiências Sociais e Humanas
CourseGeografia
SubjectLinguagem e Comunicação
School year2016-2017
Collection
CountryPortugal

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

Como refere Hakansso, G. e Westander, J., no excerto apresentado e retirado da obra communication in Humans and other Animals, muitas opiniões acerca do que significa comunicar (), isto é, comunicar é algo comum a todos os seres vivos, humanos comunicam conforme aprenderam em pequenos, como também animais comunicam entre si, não podemos dizer que todos comunicamos de igual forma, porque existem várias e diferentes tipos de linguas, idiomas, culturas, religiões, no mundo, tudo isso conjugado, em certos aspetos diferencia o modo das pessoas se comunicarem.

O autor também refere de certa forma que a comunicação pode ser algo simples como algo mais complexo, com isto ele quer dizer que em certas ocasiões comunicar e tão simples como enviarmos uma mensagem com o telemóvel para alguém que a irá receber e interpretar, como em outras ocasiões cabe-nos a nos ser o recetor também de uma mensagem e interpreta-la. De uma mesma mensagem podem ser também tiradas diferentes interpretações.

Numa forma de comunicar mais complexa, cabe interpretar sinais, sentimentos, podemos dizer que se aplica um pouco a linguagem não verbal, onde a mensagem nem sempre é direta, nós é que temos de chegar até ela.

A comunicação é algo comum a todos, mas isso não quer dizer que todos comuniquem de igual forma. A comunicação é um processo complexo, trata-se e saber enviar e interpretar imagens, em crianças, aprendemos a falar, algo que faz parte da evolução natural da pessoa que a primitirá comunicar no mundo, mas também aprendemos a escrever, ler, algo que também faz parte da comunicação no geral, mas muito antes disso, nós comunicavamos com as pessoas, através do choro quando tinhamos fome ou estavamos doentes, com um sorriso quando estavamos bem, esse tipo de comunicação que é interpretado de igual modo aqui ou noutro país qualquer.

Para uma boa comunicação tem de existir sempre um contexto, contexto esse que integra a mensagem que transmitimos, que permitira ao recetor entender o seu significado.

Com isto, não acho que comunicar seja assim tão complexo como refere o autor, tudo depende é da forma como o fazemos.


Download text