Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1617LCJSLM385a

1617LCJSLM385a

Text genreResposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionA partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto: Há muitas opiniões acerca do que significa comunicar – desde a sugestão de que tem a ver com o envio intencional de uma mensagem a um recetor (como acontece quando se escreve e envia uma carta) até à noção de que comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo. (…) A comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto e os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto. (Hakansson, G. e Westander, J. (2013: 2). Communication in Humans and other Animals. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins Publishing Company)
Task ID1617LCRD07
Task settingClausura
Course
UniversityUniversidade de Coimbra
AreaCiências Sociais e Humanas
CourseLínguas Modernas
SubjectLinguagem e Comunicação
School year2016-2017
Collection
CountryPortugal

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

Existem vários tipos de comunicação, sendo estes [...] comunicação verbal, comunicação não verbal e comunicação paraverbal. A comunicação verbal [...] é relacionada com a nossa língua natural, a comunicação não verbal é compreendida através de movimentos, toque e relaciona-se [...] também com tempo, espaço e distância e por fim, mas não menos importante, a comunicação paraverbal que é feita/compreendida através de gestos associados a palavras.

Através dos diferentes modos de comunicação conseguimos claramente entender que a comunicação não se faz somente de uma [...] maneira, sendo que podemos utilizar os diferentes modos de comunicação para passar uma determinada mensagem e para esta ser mais fácilmente (ou não) interpretada.

Existem, de facto, diferentes opiniões acerca do que significa comunicar, de tal modo que existem modelos diferentes como o linear (Shannon e Weaver (1949)) ou o semiótico. O modelo linear baseava-se na ideia de que havia [...] a comunicação se fazia através de um emissor e de um receptor. Por outro lado o modelo semiótico utilizavaos diferentes meios de comunicação para passar a mensagem e também para interpretar.

Tal como os animais os humanos também têm no seu código genético bases comunicativas, mas os humanos conseguem desenvolver as suas bases em modo de comunicação mais complexas. As bases que temos no nosso código genético [...] são algo inato. Por exemplo um bebé quando se ri, não o faz por ter aprendido com alguém, mas sim por ser algo inato. O mesmo acontece com as pessoas cegas que também conseguem expressar [...] tristeza, ou alegria sem terem aprendido, e nós conseguimos entender de qualquer forma. Ou seja nós conseguimos também interpretar as pessoas através das suas emoções, uma vez que estas se refletem em expressões faciais.

Para terminar, conseguimos fácilmente perceber que a comunicação não é feita apenas de um modo, uma vez que utiliza diferentes recursos para que a nossa mensagem seja enviada e compreendida, mesmo perante adversidades, como a barreira da língua. Tudo em nós desde a maneira como nos vestimos, como nos expressamos, os nossos gestos e expressões faciais, são comunicação e é através dos nossos sentidos que conseguimos reter informação de modo a interpretá-la.


Download text