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1617LCLAJC394a

1617LCLAJC394a

Text genreResposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNMPLM
GenderM
Task
Task descriptionA partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto: Há muitas opiniões acerca do que significa comunicar – desde a sugestão de que tem a ver com o envio intencional de uma mensagem a um recetor (como acontece quando se escreve e envia uma carta) até à noção de que comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo. (…) A comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto e os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto. (Hakansson, G. e Westander, J. (2013: 2). Communication in Humans and other Animals. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins Publishing Company)
Task ID1617LCRD07
Task settingClausura
Course
UniversityUniversidade de Coimbra
AreaCiências Sociais e Humanas
CourseJornalismo e Comunicação
SubjectLinguagem e Comunicação
School year2016-2017
Collection
CountryPortugal

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A comunicação pode ir da mais simples definição: envio de uma mensagem de alguém (emissor) para o destino pretendido (recetor); mas também pode ser um processo [...] extremamente complexo de troca de mensagens constante. É nisto que se baseiam os modelos de comunicação lecionados.

[...] Segundo o modelo linear de Shannon e Weaver, a comunicação consiste na emissão de uma mensagem que vai ser transmitida por um canal até ao recetor, que a descodificará. No meu entender, a comunicação é muito mais que isto pois este modelo não [...] faz referência a factos importantes como: a maneira como o recetor vai interpretar a mensagem, não grande importância ao recetor [...] e à maneira como este pode alterar a mensagem através do seu feedback.

O background cultural dos interlocutores pode levar a um desentendimento pois o recetor pode tirar conclusões do discurso do [...] emissor que [...] que este não queria transmitir. Quando isto acontece, o recetor vai dar um feedback, que não é o pretendido, e que provavelmente levará a que o emissor se repita para melhor se fazer entender, provando que a redundância pode levar a uma melhor comunicação apesar de não transmitir novas informações. (Finke, J. 1990).

Daí que o modelo semiótico encaixa muito melhor na minha conceção da comunicação, pois não exige que exista uma intenção de comunicar para que, de facto, haja comunicação. Também o modelo semiótico trata a mensagem como uma produção e não um produto. Um emissor que consiga perceber, pelas expressões do seu interlocutor, que não se está a fazer entender irá reformular o que disse de forma a [...] se fazer entender melhor. Aqui se que o recetor participa na produção da mensagem.

Será, de facto, quase impossível estabelecer uma comunicação com alguém que não partilha a nossa língua pois encontramo-nos em contextos diferentes (Santos, J. V., 2011). No entanto, aqui entra a comunicação não [...] verbal, que, com uma eficácia mínima, irá transmitir o que queremos dizer. Os nossos gestos, apesar de poderem ser incompreendidos por alguém fora da nossa esfera cultural, vão levar a uma interpretação por parte do recetor. Talvez não a que queríamos mas não se pode negar que houve emissão, receção, descodificação de um sinal, que na minha opinião é a definição base da comunicação.


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