Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1617LCRCLM453b

1617LCRCLM453b

Text genreResposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNMPLM
GenderM
Task
Task descriptionNum texto argumentativo devidamente estruturado, faça uma discussão crítica da tese que resume o pensamento de Benjamin Lee Whorf: (…) se uma língua não tiver a palavra para veicular um determinado conceito, os seus falantes não serão capazes de compreender esse conceito. (Deutscher, G. (2010, 26 de agosto). Does Your Language Shape How You Think? New York Times Magazine) http://www.nytimes.com/2010/08/29/magazine/29language-t.html?_r=0
Task ID1617LCRD08
Task settingClausura
Course
UniversityUniversidade de Coimbra
AreaCiências Sociais e Humanas
CourseLínguas Modernas
SubjectLinguagem e Comunicação
School year2016-2017
Collection
CountryPortugal

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

Benjamin Lee Whorf, [...] no seguimento da sua tese, proferiu a seguinte frase () se uma língua não tiver a palavra para veicular um determinado conceito, os seus falantes não serão capazes de compreender esse conceito.

Segundo Benjamin Lee Whorf, a língua é algo que [...] infleuncia a nossa forma de pensar, as nossas experiências, a nossa forma de ver o mundo, assim como os outros.

Na tese deste autor, [...] estão presentes dois excelentes exemplos, [...] que vão, [...] minuciosamente, de encontro e concordância à frase acima presente.

Estes exemplos são a palavra saudade e desenrascanço, que está provado não terem tradução, nem existência em mais nenhuma língua, senão a portuguesa.

Tenho a certeza, que com estes dois exemplos, de palavras únicas e exclusivas da língua portuguesa, é, facilmente, percetível a incapacidade natural dos falantes de outras línguas não entenderem o verdadeiro significado [...] dos conceitos destas duas palavras, saudade e desenrascanço.

Assim, é fácil perceber, [...] estando ou de acordo com esta tese, que jamais é possível um falante compreender determinado conceito, se a palavra não constar na sua língua.

[...] Benjamin Lee Whorf, fala, ainda, na sua tese de relativismo linguístico e determinismo linguístico, sendo que a primeira relativiza a influência da língua um pouco em tudo, enquanto que a segunda acentua a influência total da língua na cultura, na vida todas as pessoas, basicamente em tudo.


Download text