1617LCTJLM457a 1617LCTJLM457a
Text genre Resposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNM PLM
Gender M
Task
Task description A partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto:
Há muitas opiniões acerca do que significa comunicar – desde a sugestão de que tem a ver com o envio intencional de uma mensagem a um recetor (como acontece quando se escreve e envia uma carta) até à noção de que comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo. (…) A comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto e os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto. (Hakansson, G. e Westander, J. (2013: 2). Communication in Humans and other Animals. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins Publishing Company)
Task ID 1617LCRD07
Task setting Clausura
Course
University Universidade de Coimbra
Area Ciências Sociais e Humanas
Course Línguas Modernas
Subject Linguagem e Comunicação
School year 2016-2017
Collection
Country Portugal
View options
Tags : POS tag Lemma
Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.
A comunicação é deveras um processo pouco ou nada simples de descrever . No início foram criadas teorias simplistas para [...] o explicar , mas cedo se identificaram falhas e elementos em falta . Supostamente , comunicar seria o processo através do qual um emissor transmite a um recetor uma mensagem já acabada , podendo haver a interferência de “ ruído ” . Tinha-se , portanto como objetivo principal reduzir ao máximo o ruído para que o recetor recebesse a mensagem intacta . [...] Este modelo “ matemático ” ou linear da comunicação foi a base para a definição de comunicação que ainda se discute hoje em dia , porém , [...] foram-lhe apresentadas várias objeções e críticas , começando pelo facto do modelo se restringir ao tipo de comunicação característico de uma carta ou da comunicação telefónica . Em primeiro lugar , apercebemo-nos que a comunicação vai bem para além deste tipo , anteriormente frisado , e como tal , temos que considerar [...] o recetor como um elemento com capacidade interpretativa e cognitiva ( caso do ser humano ) , o que permite , não só que sejam colmatadas as falhas resultantes do ruído , como também que tenha a capacidade de retirar diferentes ideias ou interpretações da mesma mensagem . Esta [...] não é , portanto , um produto acabado assim que é enviada [...] pelo emissor ! Para além disto , a significação ou descodificação de uma certa informação depende muitas vezes no contexto em que estamos inseridos , ou seja , aquilo que nos rodeia , pode perfeitamente afetar a nossa compreensão da mensagem . Por exemplo , [...] quando uma pessoa de etnia diferente faz uma piada , na qual generaliza a raça do recetor da mensagem , o feedback que o emissor receberá , não será certamente positivo ou tão positivo quanto se espera ao fazer uma piada . No entanto , se o contexto fosse diferente e , a piada fosse feita por um indivíduo da mesma raça e ou etnia do recetor , [...] a mesma mensagem já não seria vista como sendo de caráter racista e a probabilidade de provocar o riso na pessoa que ouviu , seria muito maior .
Comunicar , não é , portanto , [...] um ato tão simples de definir , pois para além da forma de expressão , que remete para um determinado significado , existe a componente contextual que permite que uma só mensagem faça sentidos diferentes ou tenha intenções diferentes , na transmissão do transmissor para o recetor .
Download text