17PTGIVAMTRAD7617PTGIVAMTRAD76
Text genre | Resumo/Abstract |
Task setting | Clausura |
Subject | Português IV |
Area | Ciências Sociais e Humanas |
View options
Tags:
Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.
Resumo: A educação tem uma crise visível no que concerne ao ensino da língua portuguesa (Possenti, 1996; Brito, 1997; Faraco, 2006; Antunes, 2007; Bagno, 2007). No entanto, esta pesquisa basea-se nos problemas que evidenciam-se na percepções de alunos e professores na aula de português. Esta pesquisa procura saber em que medida as relexões propostas sobre ensino da língua portuguesa por linguistas chegam à sala de aulas, e como são percebidos pelos alunos nas práticas pedagógica que lhes são propostas. Esse estudo teve como ponto de partida a seguinte questão: Qual é a percepção dos alunos em relação às aulas de português, bem como ver o que os professores pensam sobre o ensino de português em geral e sobre as suas aulas em particular? Para esta pesquisa, submeteu-se um questionário de 10 perguntas quatro turmas de língua portuguesa de diferentes escolas públicas de Porto Alegre, totalizando 73 alunos de 7ª e 8ª classe junto com os quatros professores. Enfim, os resultados obtido segundo os dados em análise é que não há coerência entre o que os professores dizem ser importante e o que efectivamente fazem na sala de aula. Contudo, deve se criar meios para que não haja incoerência entre a teoria e a prática e que as aulas de português não sejam limitadas nos exercícios envolvendo regras gramaticais normativa.
Palavras-chave: Pesquisa, Ensino de língua portuguesa; percepção e reflexão de língua portuguesa.
Download text
|