17PTGIVDOEP6617PTGIVDOEP66
| Text genre | Resumo/Abstract |  
| Student |  
| PLM/PLNM | PLM |  
| Gender | F |  
| Task |  
| Task description | Elabore um possível resumo (abstract) para o artigo que se apresenta em anexo.
 |  
| Task ID | 17ABSMZ01 |  
| Task setting | Clausura |  
| Course |  
| University | Universidade de Coimbra |  
| Area | Ciências Sociais e Humanas |  
| Course | Ensino de Português |  
| Subject | Português IV |  
| School year | 2017 |  
| Collection |  
| Country | Moçambique |  
  
			View options
			Text:    - Show:    - Tags:    
			  
			
			Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.
			 
			 
			
		
		
		
      
         
            ABSTRACT: Este estudo situa-se no contexto do ensino da gramática nas aulas de Português após 3 décadas de pesquisas em linguística. O seu objectivo é verificar a percepção que os alunos tem em relação às aulas de Português bem como o que seus professores pensam sobre o ensino de Português em geral e em particular partindo das seguintes perguntas: A aula de Português, após quase 3 décadas de pesquisas em linguística, ainda é sinonimo de ensino da gramática? Quais resultados das pesquisas em linguísticas são percebidos pelos alunos? Metodologicamente, participam desta pesquisa 73 alunos da 7a e 8a classe e seus respectivos professores. Os principais instrumentos de recolha de dados foram o questionário contendo 10 perguntas para serem respondidas por escrito em contexto de sala de aulas e a observação directa. Os resultados apontam que um pouco do que se pesquisa na área da linguística chega de forma fragmentada aos professores, apontam ainda para a existência de grande distanciamento daquilo que é a teoria e a prática, os alunos, apesar de não gostarem da aula de Português reconhecem que os valores que a língua portuguesa possui. Esses atestam também que quem não sabe português e ignorante, em relação a leitura o discurso de alunos e professores divergem sendo que os professores não tem dado espaço para que os alunos se desenvolvam ou interajam com o professor. Espera-se com este estudo contribuir para implementar em cursos de graduação e em discussões os professore em actitude e fazer uma aproximação da linguística à prática efectiva da sala de aula.  
      
    
		
		
		
		
		
		
 Download text
		
  |