17PTGIVHNTRAD8517PTGIVHNTRAD85
Text genre | Resumo/Abstract |
Student |
PLM/PLNM | PLM |
Gender | M |
Task |
Task description | Elabore um possível resumo (abstract) para o artigo que se apresenta em anexo.
|
Task ID | 17ABSMZ01 |
Task setting | Clausura |
Course |
University | Universidade Eduardo Mondlane |
Area | Ciências Sociais e Humanas |
Course | Tradução |
Subject | Português IV |
School year | 2017 |
Collection |
Country | Moçambique |
View options
Text: - Show: - Tags:
Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.
Resumo
Muitos educadores e estudiosos da linguagem concordam com a ideia de que as aulas de Português não devem se centrar no ensino da gramática. Alguns destes fazem pesquisas relacionadas a esta ideia, os resultados destas chegam às escolas através dos professores, mas, de forma fragmentada e com aparente descrédito. O presente artigo tem como foco verificar qual é a percepção dos alunos em relação as aulas de Português, e também ver o que os seus professores pensam sobre o ensino de Português em geral e sobre as suas aulas em particular. Esta pesquisa preocupa-se em procurar saber se após quase três décadas de pesquisas em linguística, a aula de Português ainda é sinónimo de ensino de gramática e se os seus resultados são percebidos pelos alunos. Os dados para a análise das percepções foram obtidas num contexto de aulas tendo sido feitos questionários aos alunos de quatro turmas de língua portuguesa de diferentes escolas e também foram ouvidos os professores das respectivas turmas. Após a análise dos dados foi possível verificar que os alunos não vem a aula de Português com muita importância e que há uma ineficácia no que os professores ensinam. Não há coerência entre o que os professores dizem ser importante e o que efectivamente fazem na sala de aula. Há também um descompasso evidentes entre a teoria e prática. Por fim, após a pesquisa, respondendo a questão que complementa a inquietação primeira, a aula de Português já não é sinónimo de ensino de gramática, mas ainda não é espaço de aprendizagem da língua nem reflexão sobre ela.
Palavras-chave: ensino de gramática, percepções.
Download text
|