17PTGIVLMTRAD4417PTGIVLMTRAD44
Text genre | Resumo/Abstract |
Student |
PLM/PLNM | PLM |
Gender | F |
Task |
Task description | Elabore um possível resumo (abstract) para o artigo que se apresenta em anexo.
|
Task ID | 17ABSMZ01 |
Task setting | Clausura |
Course |
University | Universidade Eduardo Mondlane |
Area | Ciências Sociais e Humanas |
Course | Tradução |
Subject | Português IV |
School year | 2017 |
Collection |
Country | Moçambique |
View options
Tags:
Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.
Nos últimos anos, professores de Português têm se ocupado bastante com a crítica ao ensino tradicional do português marcado pelo artificialismo, pela gramatiquice (Perini, 2000, Bagno 2007; Faraco 2006 entre outros). Contudo, este artigo tem como objectivo verificar qual é a percepção dos alunos em relação as aulas de português, assim como ver o que os seus professores pensam sobre o ensino de português. Como ponto de partida tivemos a seguinte questão: a aula de português, após quase três décadas de pesquisas em linguística, ainda é sinônimo de ensino de gramática? Nesta pesquisa participaram quatro turmas de língua portuguesa de diferentes escolas públicais de Porto Alegre, totalizando 73 alunos da 7ª e 8ª classes, também foram ouvidos os professores destas turmas. A metodologia usado envolveu a aplicação de questionários contendo 10 perguntas para serem respondidas por escrito pelos participantes em espaço de aula. Como resultado apareceram mais conteúdos gramaticais em suas respostas do que a produção textual, logo pudemos concluir que as aulas de português são mais centradas nas atividades normativas do português e menos focadas na produção textual e sua compreensão.
Palavras-chave: Percepção, aula de português, ensino da gramática.
Download text
|