17PTGIVMHEP6117PTGIVMHEP61
| Text genre | Resumo/Abstract |
| Student |
| PLM/PLNM | PLNM |
| Gender | F |
| Task |
| Task description | Elabore um possível resumo (abstract) para o artigo que se apresenta em anexo.
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| Task ID | 17ABSMZ01 |
| Task setting | Clausura |
| Course |
| University | Universidade Eduardo Mondlane |
| Area | Ciências Sociais e Humanas |
| Course | Ensino de Português |
| Subject | Português IV |
| School year | 2017 |
| Collection |
| Country | Moçambique |
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Resumo (Abstract)
As pesquisas desenvolvidas na área de educação mostram que os professores desconhecem as regras da gramática normativa. O presente estudo tem como objectivo avaliar em que medida as reflexões propostas sobre o ensino da língua chegam à sala de aula e em particular e como são percebidos pelos alunos nas práticas pedagógicas que lhes são propostas. A metodologia utilizada envolveu quatro turmas de língua portuguesa de diferentes escolas públicas. A metódologia envolveu aplicação de questionários contendo 10 perguntas para serem respondidas com vista a auxiliar a verficar sua percepção a cerca das aulas de língua portuguesa. Envolveu também os professores que responderam perguntas para aferir se eles tiveram acesso às ideias e noções produzidas pela pesquisa linguística dos últimos anos. A partir da anlise das respostas dos alunos e dos seus professores como participantes de pesquisa e das observações da sala de aula podemos afirmar após quatro decaidas de estudos linguísticos, a ideia da aula de língua portuguesa já não é sinónimo de ensino de exclusivo de gramátia. Resta agora criar meios para que esse reconhecimento seja refletido na sala de aula de cada professor. A colaboração entre a academia e a escola é por isso, indispensável.
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