Resumo:
O presente estudo, enquadra-se no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa. Esta pesquisa propõe verificar a percepção dos alunos em relação as aulas de português e o que os alunos seus professores pensam sobre o ensino de português em geral e das suas aulas em particular. Participaram desta pesquisa um total de 73 alunos distribuídos em 4turmas de português da 7ª e 8ª serie de diferentes escolas publica, de porto alegre e 4 professores de cada turma. Os dados foram recolhidos a partir da aplicação de um questionário que continha 10perguntas que deveriam ser respondidas por escrito pelos participantes num espaço da aula, que os professores reservaram para tal.
Os resultados mostram que, os alunos não gostam das aulas de português mas mesmo assim acham relevante o seu estudo, e os professores afirmaram que a gramática deve ser ensinada a partir de textos, que conceitos e regras devem ser descobertos pelos alunos
e que a leitura deve ser componente essencial de suas aulas. Os resultados mostram também que as aulas de
português
já não são sinonimo de aula de gramatica, mas
também,
infelizmente, ainda não é
espaço
de aprendizagem da língua
nem de
reflexão sobre ela e o aluno ainda não é levado a perceber a importância e o valor dos usos da
linguagem, que
são determinados historicamente segundo as demandas sociais de cada
momento, as
aulas de
português
não podem se limitar a exercícios
envolvendo as regras da gramatica normativa.
Palavras chaves:
língua portuguesa, ensino de português, processo de ensino e aprendizagem.