Resumo
O padrão de ensino da língua portuguesa, práticas normativas, baseadas no ensino da gramática, tem sido uma estratégia não muito produtiva para o desempenho do aluno e do próprio professor perante às aulas. Portanto, o presente estudo contribuirá bastante para pesquisas futuras, sobre a implementação de novas estratégias pedagógicas, para o ensino da língua portuguesa e, consequentemente, para o benefício do aluno e do próprio professor. A pesquisa procura verificar o nível de percepção, assim como de dificuldades que os alunos apresentam perante às aulas; abrangindo também os seus professores sobre o que os mesmos pensam sobre o ensino de português em geral e sobre as suas aulas em particular e, por fim, propôs possíveis estratégias para a solução dos problemas apresentados pelas ambas partes. Alunos e professores.
Em que nível ou medida as reflexões propostas sobre o ensino da língua, concretamente a língua portuguesa, por alguns linguistas chegam à sala de aula, constitui uma pergunta de partida para a elaboração da presente pesquisa.
Participaram da pesquisa quatro turmas de língua portuguesa de diferentes escolas públicas de Porto Alegre totalizando 73 alunos da 7ª e 8ª classes.
A metodologia utilizada envolveu a aplicação de questionários contendo 10 perguntas para serem respondidas por escrito pelos participantes.
Já o questionário elaborado para professores envolveu perguntas que buscavam aferir se eles tiveram acesso às ideias e noções produzidas pela pesquisa linguística dos últimos anos, a qual se opõe ao ensino centralizado na gramática normativa.
Podemos afirmar: após quatro décadas de estudos linguísticos a ideia de aula de língua portuguesa já não é sinónimo de ensino exclusivo de gramática.
Após as pesquisas feitas, de acordo com as respostas apresentadas pelos alunos tanto como pelos professores, conclui-se que o uso da norma padrão interfere bastante no processo lento da aprendizagem tanto como de ensino.
Como uma possível estratégia da resolução do problema, este estudo demosntra que é necessário muito mais do que o reconhecimento da ineficiência de aulas de português centradas na gramática, isto é, é preciso que se adopte um sistema de ensino que seja baseado no contexto actual.