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17PTGIVSSTRAD46

17PTGIVSSTRAD46

Text genreResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionElabore um possível resumo (abstract) para o artigo que se apresenta em anexo.
Task ID17ABSMZ01
Task settingClausura
Course
UniversityUniversidade Eduardo Mondlane
AreaCiências Sociais e Humanas
CourseTradução
SubjectPortuguês IV
School year2017
Collection
CountryMoçambique

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Resumo

O estudo que se apresenta neste artigo tem como objectivo verificar a perceção dos alunos em relação às aulas de português, bem como ver o que os seus professores pensam sobre o ensino de português em geral e sobre suas aulas em particular. Existem muitos autores que apresentaram os problemas de um ensino de língua portuguesa focado no trabalho com a gramática normativa (possenti, 1996; Brito, 1997; Faraco, 2006, Antunes, 2007, Bagno 2007, para citar alguns). Mesmo assim, parece-nos que o conhecimento produzido pelos pesquisadores não é incorporado ao trabalho dos professores, que acabam recorrendo às práticas de ensino de língua a que sempre estiveram habituados: memorização de nomenclaturas para a posterior classificação de termos e frases segundo a norma gramatical, o que faz com que a realidade nas escolas quase nada seja afectada pelas reflexões desenvolvidas na academia. Neste contexto, existe uma pergunta que fica no ar: o que devemos ensinar nas aulas de português? Participaram da pesquisa quatro turmas de língua portuguesa de diferentes escolas públicas de Porto Alegre, totalizando 73 alunos da e classes. Também foram ouvidos os professores dessas quatro turmas. A metodologia utilizada envolveu a aplicação de questionários, contendo 10 perguntas para serem respondidas por escrito pelos participantes a partir da análise das respostas dos alunos e de seus professores como participantes da pesquisa e das observações de sala de aula. Podemos afirmar que a ideia de aula de língua portuguesa não é sinónimo de ensino exclusivo de gramática.

Palavras-chave: Aulas de português, norma gramatical, gramática normativa, ensino de gramática.


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