A impressora é um dispositivo periférico que permite a impressão, em formato papel, de documentos de texto e/ou imagens. É constituída principalmente por um alimentador, que proporciona a acomodação das folhas de papel e as envia para a impressão; por uma cabeça de impressão denominada de cabeçote, que ejeta a tinta dos cartuchos no papel, e por fim, pela bandeja de saída que ampara o papel impresso.
Para além da impressão, muitas impressoras modernas permitem fazer digitalizações de documentos, utilizando para esse fim o plano de digitalização. Esta peça é constituída por uma placa transparente onde se coloca o documento a digitalizar, e por um digitalizador (scanner em inglês) que permite gerar impulsos elétricos através de um captador de reflexos da imagem física. O scanner move-se paralelamente à folha a digitalizar gerando um foco de luz à medida que captura o conteúdo do documento.
Sendo uma máquina periférica, a impressora possui uma ligação (física ou sem fios) para um computador, através de uma porta USB ou uma placa de rede, onde irão estar armazenados, em formato digital, os documentos a imprimir.
Atualmente, a impressora é um dispositivo com forma de paralelepípedo, de porte pequeno e contornos arredondados. A sua interação com o utilizador torna-se mais simplificada com o painel de controlo incorporado na própria impressora, cuja funcionalidade principal é comunicar instruções de impressão diretamente à própria impressora.