Um Raspberry Pi é um dispositivo móvel bastante popular, cuja fácil utilização suscita uma ampla aceitação tanto por engenheiros como por pessoas que não pertençam a áreas de tecnologia. É um computador de tamanho reduzido, de baixo custo e que se liga a qualquer tipo de dispositivo, quer seja um rato, um monitor, ou mesmo outro computador. Foi criado com o propósito de auxiliar o ensino de programação a qualquer pessoa (focando-se em linguagens como Python), mas acabou por se tornar num dos produtos mais versáteis do mercado.
O dispositivo é composto por uma placa do tamanho de um cartão de crédito, sobre a qual se colocam as pequenas componentes que constituem o computador. O seu tamanho permite que lhe seja feita uma fácil personalização, algo que agrada ao seu público-alvo, que vê no Raspberry Pi uma solução para ter um computador completamente pessoal que represente o seu próprio estilo.
Além da aparência convidativa, o Raspberry Pi tem imensas funcionalidades e aplicações. Não possuindo a potência de um computador normal, pode fazer correr um sistema operativo tal como o Windows 10 e suporta qualquer linguagem que possa ser compilada na arquitetura que fornece. Entre os exemplos de aplicações já feitas a partir deste dispositivo pode-se encontrar uma clássica máquina de jogos, uma music box ou até um robot. Esta adaptabilidade permite ao utilizador dar largas à imaginação e construir algo que, de outra forma, seria muito mais difícil.
Entre tantos dispositivos que existem nas áreas mais tecnológicas, pode-se afirmar que o Raspberry Pi se adapta a virtualmente todas as necessidades de quem o usa, o que lhe dá um claro lugar de destaque no mundo tecnológico. A versatibilidade e a fácil personalização são dois dos aspetos que o tornam um dos dispositivos mais populares da atualidade.