Palavras-chave:
Plágio Estudantes Docentes Textos Universidade Delito
O plágio tem-se revelado um fenómeno cada vez maior no seio académico. Nesse sentido, foi efetuado um inquérito aos docentes da Universidade de Coimbra, com vista a decifrar técnicas que lhes permitam identificar o delito, assim como combate-lo.
Os professores detetam material plagiado proveniente de trabalhos previamente realizados por outros alunos, bem como teses de mestrado e doutoramento. A deteção de plágio é facilitada pelo facto de os estudantes submeteram textos com mudanças frequentes do estilo frásico, apresentarem partes textuais em brasileiro ou expressões atípicas em Portugal e igualmente a existência de vários trabalhos semelhantes.
A partir dos dados apresentados, fornecidos pelos docentes da Universidade, visa-se a criação de um programa, user friendly a um preço acessível, com o objetivo de detetar plágios. O mesmo, está destinado a públicos menores, como pequenos departamentos de uma instituição.
Conclusivamente, o plágio é um delito que é punido por lei em todas as instituições, não só as de seio académico , e deve ser extinguido de toda a produção textual , não só por questões legais, mas também por questões éticas e morais.