Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1718LCAMLM01a

1718LCAMLM01a

Text genreResumo/Abstract
Task settingLivre
SubjectLinguagem e Comunicação
AreaCiências Sociais e Humanas

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

O Plágio no Ensino Universitário

Este trabalho aponta para o estudo do fenómeno do plágio na Universidade de Coimbra. Utiliza um inquérito dirigido aos docentes como fundamento, com dados verificados a partir de textos que estes forneceram. O objetivo é analisar as respostas e assim estabelecer critérios fiáveis para a elaboração de um programa detetor de plágio, user-friendly, de preço razoável, no âmbito de um departamento de uma instituição.

Os professores reconheceram diversos tipos de plágio. Identificaram uma primeira fonte de material plagiado, os manuais e teses. Notificaram ainda, que a segunda fonte, mais comum, era o material que tinha sido copiado da Internet. Vinte e um professores reportaram, nas respostas abertas, que os estudantes tinham copiado de colegas.

Os docentes transmitiram também que tinham encontrado, nos trabalhos, indícios comuns para despertar suspeitas de plágio. A semelhança de trabalhos apresentados por diferentes alunos. O facto de que o estilo com que os alunos escreviam e os termos utilizados serem alterados dentro do mesmo texto, e, ao longo do seu desenvolvimento, surgirem estruturas sintáticas variadas. Indicaram ainda que, muitas vezes, encontram, nos textos, fragmentos frásicos em brasileiro, expressões não habituais no nosso país, gerando incoerência frásica.

Devido à dificuldade em comparar, tecnicamente, textos de extensão, e temas diferentes, não foram obtidos resultados globais, para as tabelas apresentadas em anexo.

Os resultados do inquérito expressam a forte presença do plágio no campo universitário.

Palavras-chave: Universidade, Docentes, Trabalhos, Plágio


Download text