O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário
O presente trabalho pretende estudar o sério fenómeno do plágio na Universidade de Coimbra. Para o efeito, utiliza um inquérito cujo objetivo é analisar as respostas de docentes, que forneceram os textos, à partida, plagiados. Tem em vista estabelecer critérios fiáveis para construir um programa que detete plágios user-friendly, de preço razoável e que possa ser usado em pequena escala.
Os professores informaram que tinham identificado duas fontes: a primeira referente a manuais e a teses; a segunda associada a cópias feitas da internet (posteriormente coladas nos trabalhos), descobertas pelo uso de termos e expressões distintos da língua portuguesa.
Detetado pela consulta das respostas abertas está o plágio entre colegas, isto é, apesar da mudança de estilo e os termos e as estruturas frásicas diferentes, os textos escritos pelos estudantes eram os mesmos.
Os trabalhos apresentam diferentes tipos de plágio, tendo eles diferentes temas e tamanhos, por isso, não há resultados para todos os tipos de tabelas. No entanto, uma coisa é certa: é necessário combater o plágio em meio académico.
Conceitos-chave: Plágio, Meio académico, Textos plagiados, Manuais, Cópias da Internet, Termos distintos