O Plágio no Ensino Universitário
No presente trabalho pretende-se dar a conhecer o plágio e as várias formas do mesmo, assim como uma solução para o seu combate.
Tendo como base inquéritos realizados por docentes e com o objetivo de analisar as respostas dos docentes veio-se a reforçar o que já se tinha concluído, o plágio é um assunto sério e bastante frequente. Os docentes defendem a divisão do plágio em duas fontes, a primeira é feita através de manuais e teses, aos quais os alunos recorrem muitas vezes. A segunda fonte é a internet, onde os alunos realizam o dito “copy and paste”, em que, na maior parte das vezes, o texto não é alterado, apresentando erros gramaticais e de concordância, palavras em brasileiro, diferentes estruturas ao longo do texto e expressões pouco utilizadas em Portugal.
Outro indício da realização do plágio é o facto de vários alunos terem o trabalho similar, o que leva ao docente a suspeitar de o trabalho ser plagiado.
Em suma, os dados acima citados foram fornecidos por textos de docentes, apresentam os vários tipos de plágio e visam estabelecer critérios para a construção de um programa “anti-plágio”, concluindo que combater o plágio no meio académico é fundamental.