Abstract
Objetivo: O trabalho fundamenta-se nas respostas de docentes da Universidade de Coimbra num inquérito proposto sobre o plágio acadêmico, um assunto desmedidamente preocupante para tal meio.
Resultados: Dentre as fontes dos materiais plagiados encontram-se, primeiramente, manuais e teses; segundamente, a Internet – plágio parafraseado ou cópia absoluta; e terceiramente, cópias sem referência entre os próprios estudantes. Os docentes baseiam suas respostas em suspeitas, tais como: mudança de estilo textual e diferentes estruturas sintáticas, uso de outra variante da língua (p.ex. Português do Brasil), erros de concordância ou expressões não habituais na língua nativa do estudante, e finalmente, trabalhos de discentes demasiadamente semelhantes.
Conclusões: Apesar de limitações como a comparação técnica entre textos de diversos temas e extensões, verifica-se critérios fidedignos para a criação de um programa de detecção de plágios, que seja user-friendly e econômico, para assim, combater o fenômeno do plágio no meio acadêmico.