Abstract
Este trabalho tem como ponto principal estudar o fenómeno do plágio na Universidade de Coimbra.
Através de um inquérito, o objetivo é analisar as respostas de docentes pois o plágio é um problema muito sério na universidade.
Os resultados do inquérito que foi feito expõem que o plágio é um problema a resolver quando aparece no meio académico.
Os professores informaram que tinham identificado uma primeira fonte de material plagiado e que essa mesma era o trabalho que os alunos haviam copiado de manuais e de teses. Informaram também, que a segunda fonte mais comum era o material transcrito da Internet e de imediato colado no texto solicitado aos estudantes nos enunciados dos trabalhos pedidos.
21 professores reportaram nas respostas abertas que os estudantes tinham copiado dos colegas sem terem referenciado que o tinham feito. Os docentes disseram também que, tinham encontrado nos trabalhos indícios mais comuns para despertar suspeitas de plágio nos mesmos. Este problema sugeria que os alunos mudassem o estilo com que escreviam dentro do mesmo texto e aparecessem estruturas sintáticas diferentes, bem como usarem termos diferentes uns dos outros. Indicaram ainda que muitas vezes encontram nas redações partes de frases em brasileiro copiados da Internet e com erros de concordância, ou expressões não habituais no nosso país.
Por fim, outro indício muito comum eram diferentes alunos que apresentaram trabalhos praticamente iguais, o que despertou logo suspeitas de plágio. Os dados foram verificados a partir de textos fornecidos pelos docentes. Estes apresentam diferentes tipos de plágio, tendo em vista estabelecer critérios fiáveis para construir um programa que o deteta (user-friendly ) e de preço razoável para ser usado em pequena escala no âmbito de um estreito departamento de uma determinada instituição.
Não há resultados globais para todas as tabelas que se apresentam nos anexos, devido há existência de dificuldades em comparar tecnicamente textos que têm uma extensão muito diferente e que tratam variados temas.
Em conclusão, é importante combater o plágio no meio académico.