O plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário
O presente trabalho estuda o fenómeno do plágio na Universidade de Coimbra. Este é um problema bastante sério. Recorrendo a um inquérito aos docentes, será possível compreender o quão grave este problema no meio académico é.
Os professores relataram várias fontes de plágio: trabalhos como cópias de manuais e teses; material copiado da internet e, por fim, trabalhos copiados entre alunos. Todavia, o corpo docente alertou também para o facto de os alunos mudarem o estilo com que escreviam dentro do mesmo texto, usarem estruturas sintáticas diferentes e termos diferentes uns dos outros, copiarem parcelas de frase em português do brasil copiados da internet, escreverem com erros de concordância e empregar expressões não usuais no nosso país, alertando assim para a larga variedade de plágio utilizado pelos alunos. Por fim, uma outra fonte de plágio era o facto de os alunos terem trabalhos semelhantes.
Os docentes apresentaram distintos tipos de plágio para estabelecer critérios fidedignos para construir um programa barato que descobrisse plágios user-friendly, sendo usado e pequena escala no âmbito de um departamento de uma instituição. Não existiram resultados globais para todas as tabelas em anexo pois existiram adversidades em comparar textos com extensões e temas distintos. Concluindo, é necessário combater o plágio no meio académico.
Conceitos chave:
- área: plágio
- especialidade: inquérito
- especialização: docentes, cópia, trabalho, alunos.