Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1718LCLCHIS67a

1718LCLCHIS67a

Text genreEnsaio
Task settingLivre
SubjectLinguagem e Comunicação
AreaCiências Sociais e Humanas

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

Comunicação determina a nossa Realidade                                                            

Resumo: 

-O que pretendo com este trabalho é mostrar a importância da comunicação para o ser humano, demonstrando a significância da comunicação para a evolução do mesmo.

-Primeiramente, e como tinha referido anteriormente, irei mostra a importância da comunicação para o ser humano. Depois irei mostrar duas causas da mudança de paradigma na comunicação

Em suma irei resumir o trabalho num tópico e englobar todos os conceitos e determinar porque é que a comunicação afeta a nossa realidade

Palavras-Chave: Comunicação, Realidade, Ser Humano, Evolução, Mudança

1 - A importãncia da Comunicação para o ser humano

A comunicação baseia-se na convivência entre indivíduos do mesmo grupo. É uma forma de esses mesmos contruírem algo para os próprios e uma forma de socialização e um caminho para um consenso e para a evolução.

Desde o inicio da sua existência o homem sempre teve necessidade de comunicar, como o exemplo das pinturas rupestres. Ou noutros casos sempre esteve na eminência do ser humano usar a comunicação para o concilio de relação como o exemplo de os tratados que eram assinados que abrangia um grande numero de pessoas ou em discussão de conferências que determinavam o destino de milhões de pessoas.

A comunicação sempre se revelou um pilar na vida do ser humano, sempre foi uma necessidade, esta no seu próprio código genético, desde quando nascemos e começamos logo a chorar como forma de nos manifestar.

O ser humano sem comunicação não é ser humano.

2. Mudanças de paradigma na comunicação

Nos dias que correm assistimos a uma mudança de paradigma a nível comunicacional que afetam cada vez mais o ser humano a nível individual e universal.     

 Com isto apresento dois fatores que achei relevante para esta constante mudança.

2.1-Excesso de informação

            O excesso de informação no mundo Contemporâneo tem sido um dos fatores mais importantes para a alteração da realidade a nível comunicacional.

            As pessoas não sabem racionar a quantidade de informação que lhes é disponibilizada, aceitando qualquer tipo de informação que lhes é fornecida. Nos dias de hoje inúmeras aplicações para o telemóvel que servem para gastar o nosso tempo, não desenvolvendo em nada aquilo que nós somos enquanto ser humano que em vez de comunicar com o mundo real, comunica com o mundo virtual.

            Sendo assim as pessoas passam muito mais tempo com coisas que são completamente inúteis quando se podiam manter informadas sobre o mundo atual. Podiam comunicar, discutir com outras pessoas do seu grupo e desenvolver.

2.1-Desinteresse

            Cada vez mais se um desinteresse nas pessoas pela comunicação e por se informarem de forma saudável. Desinteresse que leva as pessoas a não conviverem umas com as outras. A ligarem mais ao que é virtual do que ao que é real.

            muitos exemplos disso nos dias de hoje, por exemplo, quantas vezes se vai ao recinto da Faculdade De Letras Da Universidade De Coimbra e a maioria das pessoas esta no telemóvel. Não convivência, não discussão, não uma única reflexão universal entre pessoas e isto afeta-as individualmente.     

3. Como é que a comunicação determina a nossa realidade

Como referi pouco a comunicação tem mudado ao longo das ultimas décadas e tem sido um fator importante para a mudança da nossa realidade e do nosso quotidiano.

O Objetivo da comunicação é informar e comunicar e isso não se tem notado. Tomando como exemplo a TV, ou as séries de TV, que influenciam maneiras de agir, de vestir, de falar de grande parte da juventude. Os veículos comunicacionais criam conceitos, modas, ideologias ou sustentam outras que são existentes.

As pessoas tendem a aderir a tudo o que um todo global adere. E com isto toda uma manipulação a nível universal sem que as pessoas notem porque estão a frente de um ecrã a satisfazer aquilo que julgam ser uma necessidade.

Outro exemplo de ?falácia? a nível informativo e comunicativo são os jornais. Grande parte dos jornais e dos próprios artigos dos mesmos não são imparciais, como supostamente haviam de ser, mas manipulam a pessoa a seguir um determinado caminho, seja eu a nível politico, desporto ou económico.

Conclusão

Em suma, este trabalho ajudou-me muito a refletir sobre algo que é tão atual como as falhas que existem na comunicação. Inclusive ajudou-me a perceber que tenho consequências sobre os meus atos e que nunca devia ter pensado em algo como uma das razões que me fez refazer este trabalho, devido a ter cometido Auto plágio.

A própria disciplina ajudou-me a pensar neste assunto porque o tema que abordei deu-me reminiscências sobre as aulas da disciplina de Linguagem e Comunicação desenvolvendo o interesse sobre a cadeira e a relevância do tema sobre os tempos que correm.

Outro aspeto que acho relevante e que me chamou atenção é ao facto de cada vez mais estarmos a ser controlado pelas maquinas. Cada vez mais se a substituição da maquina pelo homem e isso é um fator importante para a comunicação estar a determinar a nossa realidade, para algo decadente e sem usufruto para o ser humano. Um exemplo disto é a distopia de Orwell em que a própria historia e o passado são as grandes causas do controlo da sociedade descrita pelo autor, mas o que realmente falta nesse tipo de sociedade é a comunicação. A falta de comunicação pode levar-nos a um regime descrito por Orwell ou até mesmo pior.


Download text