Este trabalho destina-se a estudar o fenómeno do plágio na Universidade de Coimbra, utilizando um inquérito com o intuito de analisar as respostas de docentes, cujos resultados mostram que o plágio é um problema sério quando aparece no meio académico. Os professores indicam como principais fontes de materiais plagiados trabalhos que os alunos copiam de manuais e de teses ou materiais copiados da Internet, cortados ou não, e a seguir colados no texto solicitado aos estudantes nos enunciados dos trabalhos.
Os docentes referem a existência de indícios que despertam suspeitas de plágio, como por exemplo a mudança de estilo com que escrevem dentro do mesmo texto, o aparecimento de estruturas sintáticas diferentes, termos diferentes uns dos outros, pedaços de frase em brasileiro copiados da Net e com erros de concordância, ou expressões não habituais.
Os dados foram verificados a partir de textos que os docentes forneceram, apresentando estes, diferentes tipos de plágio, com vista a estabelecer critérios fiáveis para construir um programa para detetar plágios user-friendly e de preço razoável, para ser usado em pequena escala no âmbito de um pequeno departamento de uma instituição. Devido à dificuldade na comparação de textos (devido a diversos fatores), não há resultados gerais para todas as tabelas em anexo. Em conclusão, é preciso combater o plágio no meio académico.