O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário
O presente trabalho aborda o estudo de um fenómeno, intitulado ‘’ plágio ‘’, na Universidade de Coimbra. Para que fosse possível extrair uma conclusão baseada em noções coesas, foi realizado um inquérito aos docentes, com vista a apurar dados concretos acerca deste problema.
Esta ideia fundamenta-se com base nos resultados obtidos através do inquérito, que relatou que o meio académico havia sido intoxicado com esta nova ocorrência, que consistia no ato de plagiar. Primeiramente, foi possível concluir que os alunos utilizavam manuais e teses de outrem em seu próprio beneficio, sem referir a fonte. De seguida comprovou-se que estes copiavam conteúdo proveniente da internet. Em terceiro lugar, afirmou-se que diversos alunos copiavam pelos seus colegas. Posteriormente, a mudança de estilo, os termos aleatórios e brasileiros, os erros de concordância, os estrangeirismos, assim como a metamorfose da estrutura ao longo dos textos, supostamente escritos pelos alunos, também haviam sido motivo de alerta para os docentes. E finalmente, a existência de trabalhos idênticos provenientes de alunos heterogéneos. Este estudo aprofundado deu origem à criação de um programa monetariamente acessível que visa detetar plágio, denominado user-friendly.
Em suma, conclui-se que o plágio funciona como um motor, que precisa de ser travado no mundo académico, pois é um mecanismo que permite a apropriação indevida, isto é, possibilita a infração, uma vez que plagiar é crime, pois ninguém se pode apropriar de um conteúdo que não é seu sem referir a sua origem.
Palavras-chave: Plágio, Fonte, User-friendly, Crime/Infração