A Universidade de Coimbra realizou um trabalho que teve por fim a detecção do fenômeno do plágio, que é um problema sério na instituição. Para tanto, utilizou-se um inquérito que averiguou a presença plágio no meio acadêmico.
Os professores identificaram duas fontes comuns de plágio, a cópia de manuais e teses e de material encontrado na internet. Os trabalhos apresentavam indício de que os alunos mudavam o estilo com que escreviam, alteravam estruturas sintáticas e usavam termos diferentes dos usuados no texto original. Além disso, a gama de trabalhos similares levou os docentes a acreditarem que muitos deles eram plagiádos . Há também a presença de cópias de frases em brasileiro, erros de concordância e expressões não habituais no nosso país. Tais dados foram verificados a partir de textos que os docentes forneceram.
Como os textos apresentam diferentes de plágio, construiu-se um programa user-friendly, confiável e de preço razoável que detecte a cópia, com o fim de ser usado no meio acadêmico da Universidade. Contudo, não há resultados globais para as tabelas que se apresentam nos anexos , uma vez que o programa tem dificuldade em comparar textos com diferentes extensões e temas.
Palavras-chave: plágio, trabalhos, inquérito, docentes