O Plágio no Ensino Universitário - estudo de caso com base em questionário
Com o objetivo de estudar o fenómeno do plágio na Universidade de Coimbra, este trabalho recorre a um inquérito para analisar as respostas dos decentes desta universidade.
Neste inquérito, os professores indicam que a primeira forma de plágio que identificam é aquele que ocorre a partir de manuais e teses.
A segunda forma de plágio mais comum identificada pelos professores participantes neste inquérito é material copiado da Internet, o chamado copy-paste.
Para além do plágio de manuais, teses e materiais encontrados na Internet, os professores reportam que os alunos plagiam de igual forma trabalhos de colegas.
Os professores identificam a existência de plágio a partir da mudança de estilo e da existência de estruturas sintáticas distintas dentro do mesmo texto. Para além disto, a presença no texto de expressões não frequentes no português europeu e erros de concordância, despertam imediatamente suspeitas de plágio.
Os dados para esta análise do inquérito provêm de textos fornecidos pelos docentes participantes, textos que contém diferentes tipos de plágio.
Sendo o plágio um sério problema no meio académico, é importante combatê-lo de forma eficaz. Este combate pode ser feito através do desenvolvimento de programas informáticos user-friendly a preços razoáveis e com critérios fiáveis, para que a deteção de plágio seja feita da forma mais precisa possível.