O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário
Este trabalho destina-se a estudar o fenómeno do plágio na Universidade de Coimbra através de um inquérito realizado a docentes, cujo objetivo é analisar as respostas. Ao analisar os resultados do inquérito conclui-se que o plágio é um problema sério no meio académico.
Os professores detetaram diversas fontes de material plagiado: material copiado de manuais e teses, material copiado da internet e material copiado entre colegas. Os docentes identificaram, nos trabalhos, indícios comuns de suspeitas de plágio: mudança do estilo de escrita dentro do mesmo texto, utilização de estruturas sintáticas diferentes e uso de termos diferentes uns dos outros. Identificaram, ainda, excertos do texto escritos em português do Brasil retirados da Internet e com erros de concordância, ou expressões não habituais no nosso país. Por fim, aperceberam-se que alunos diferentes apresentaram trabalhos idênticos, gerando suspeitas de plágio.
Os textos apresentam diferentes tipos de plágio, tendo em vista estabelecer critérios fiáveis para construir um programa para detetar plágios user-friendly e de preço razoável, de modo a ser utilizado em pequena escala num pequeno departamento de uma instituição. Este sistema é falível pois não permite identificar novos métodos de plágio.
Em suma, torna-se necessário combater o plágio no meio académico.
Conceitos chave:
- área: combate ao plágio no meio académico;
- especialidade: investigação e inquérito;
- especialização: detetar, plágio, meio académico, material, trabalhos.