Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário
O presente trabalho tem como objetivo estudar o fenómeno de plágio na Universidade de Coimbra.
Antes de mais, o trabalho utiliza como método de estudo o inquérito, tendo como principal objetivo analisar as respostas que foram dadas pelos docentes. Os resultados dos inquéritos realizados demostram que o plágio tornou-se um grave problema no meio académico.
Os professores informam que os manuais, os testes e a internet são as principais fontes de plágio utilizadas pelos alunos. Vários alunos copiam trabalhos de outros colegas, mas nunca confessam tê-lo feito. Na avaliação dos trabalhos os professores acabam sempre por encontrar vários vestígios de plágio, apesar de os alunos alterarem partes, como por exemplo, a alteração do estilo, da estrutura sintática e a utilização de diferentes termos.
Acresce que, nos trabalhos plagiados são frequentemente encontradas frases escritas redigidas na língua Brasileira, como também a utilização de termos pouco usuais na língua Portuguesa. Sendo assim, o que desperta mais atenção dos professores é o facto de alunos distintos apresentarem trabalhos semelhantes.
Por fim, todos os textos apresentados foram fornecidos pelos docentes, logo os textos apresentam diferentes tipos de plágio, para que se possa construir críticas fiáveis que irão ser um instrumento bastante útil na construção de um programa para detetar plagio user-friendly.
Em suma, é de extrema importância que haja um combate ao plágio no meio académico.