O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário
Este trabalho destina-se a estudar o fenómeno do plágio na Universidade de Coimbra através de um inquérito aos docentes. O objetivo é analisar as respostas e compreender a dimensão do plágio no meio académico.
Os docentes questionados informaram que identificaram várias fontes de material plagiado: cópias de manuais e teses, cópias da Internet e trabalhos copiados entre alunos. Foi igualmente referido que há formas de detetar plágio: quando os alunos mudam repentinamente o estilo com que escrevem, a utilização de estruturas sintáticas diferentes, quando excertos do texto se encontram em português do Brasil e, por fim, quando trabalhos praticamente iguais vindos de alunos muito diferentes. Os dados fornecidos foram verificados a partir de textos que os docentes disponibilizaram.
Um programa para detetar plágios user-friendly, de preço razoável e para ser usado em pequena escala, neste caso, na Universidade de Coimbra, será capaz de detetar praticamente todos os tipos de plágio. Ainda assim, é falível. O sistema poderá não ser capaz de detetar métodos entretanto desenvolvidos para plagiar documentos.
Em síntese, o plágio é uma realidade presente no meio académico e que, de forma constante, conhece novas formas para se desenvolver. Cabe a cada um combater este problema. Ninguém gostaria de ver o seu trabalho, o seu esforço serem usados de forma ilegal.
Conceitos Chave: - Área: plágio no meio académico.
- Especialidade: investigação, combate ao plágio na Universidade.
- Especificação: plágio, meio académico, docentes, cópia.