Abstract
O presente trabalho pretende estudar o fenómeno do plágio na Universidade de Coimbra, para tal, procedeu-se à realização de um inquérito junto dos professores, onde foram identificadas as fontes mais comummente usadas pelos alunos plagiadores nos trabalhos e as técnicas que são empregues para a deteção desta prática.
Segundo os docentes inquiridos, a “utilização de material copiado de livros e teses” é a forma de plágio mais utilizada pelos alunos, seguida pelo “uso de conteúdo copiado pela internet ” e pela “cópia de trabalhos de outros alunos”; Mas, assim como são várias as formas de plágio são também várias as técnicas que permitem identifica-lo: “a mudança do estilo do discurso ao longo do texto”, “as frases com erros de concordância”, “o uso de expressões características do português do Brasil” ou mesmo o facto de haver “trabalhos demasiado semelhantes entre os alunos” foram alguns dos indícios apresentados pelos docentes como sendo importantes para detetar um trabalho com conteúdo plagiado.
No entanto, perante a dificuldade de comparar vários textos, de grande extensão e que tratam diferentes temas seria importante desenvolver um programa informático, user friendly e de baixo custo, que pudesse ser utilizado, por exemplo, dentro de um dos departamentos da Universidade e que auxiliasse os docentes na análise dos trabalhos
Em suma, o uso do plágio é uma questão a ter em conta na Universidade de Coimbra, pelo que é fundamental criar mecanismos que ajudem a afastar essa prática do meio académico.
Palavras-chave: Plágio, inquérito, aluno, docente, trabalho, académico