O plágio nas universidades
Este trabalho destina-se a estudar o fenómeno do plágio na Universidade de Coimbra. Utiliza um inquérito cujo objetivo é analisar as respostas de docentes. Os resultados destes mostram que o plágio é um problema sério no meio académico.
Os professores identificaram uma primeira fonte de material plagiado, o trabalho que os alunos tinham copiado de manuais e teses. Indicaram também, que a segunda fonte mais comum era o material copiado da Internet. Vinte e um professores reportaram nas respostas abertas que os seus estudantes tinham copiado os colegas, sem terem referenciado que o tinham feito. Afirmaram também terem encontrado nos trabalhos indícios mais comuns de plágio nos mesmos, tal como os alunos mudarem o estilo de escrita dentro do mesmo texto e usarem estruturas sintáticas e termos diferentes. Dizem ainda que muitas vezes encontram nos textos, excertos em brasileiro copiados da Net e com erros de concordância, ou expressões não habituais no nosso país. Por último, outro indício muito comum é alunos apresentarem trabalhos muito similares, o que desperta logo suspeitas.
Os dados foram verificados a partir de textos fornecidos pelos docentes e que apresentam diferentes tipos de plágio, tendo em vista estabelecer critérios fiáveis para construir um programa que consiga detetar plágios user-friendly e de preço razoável.
No entanto, não há resultados globais para todas as tabelas que se apresentam nos anexos, porque houve dificuldades em comparar tecnicamente textos com extensões variáveis e temas desassociados.