Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1819LCAALM11a

1819LCAALM11a

Text genreResumo/Abstract
Task settingLivre
SubjectLinguagem e Comunicação
AreaCiências Sociais e Humanas

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

Este trabalho tem por objetivo estudar, através de um inquérito proposto aos docentes, o fator problemático que é o plágio no ensino universitário.

A maior denúncia dos professores incide sobre a extração de material a partir de manuais e teses, bem como de textos em plataformas online ou até realizados por colegas, algo incentivado pela carga de trabalho e dificuldade na realização das tarefas propostas.

 Outros exemplos de conteúdo plagiado, ou que suscitam suspeita do mesmo, é o uso de uma máscara sobre o material, como a alteração da linguagem e da sintaxe, a existência de frases redigidas em português do Brasil, expressões não existentes na nossa língua ou ainda a apresentação de trabalhos idênticos.

A recolha destes dados, fornecidos por textos cedidos pelos docentes, visa estabelecer critérios que permitam detetar construir um programa de deteção de plágio user friendly a um preço razoável e que seja possível empregar a uma pequena escala.

Em suma, apesar de não existirem resultados absolutos e de não ser possível a comparação de textos em temas heterogéneos, é urgente e necessário debater o plágio no meio académico, de forma a preservar os direitos autorais e auxiliar os estudantes nos seus obstáculos.


Download text