O trabalho analisado discorre sobre a questão do plágio no meio acadêmico e utiliza de um inquérito baseado nas respostas dos docentes da Universidade de Coimbra para analisar o problema.
Os professores afirmaram que existem diversas fontes para o material plagiado. Entre elas encontra-se maioritariamente a copia de teses e manuais, além de materiais retirados da internet e textos de outros alunos usado sem a devida referência.
Segundo os vinte e um docentes participantes do inquérito, existem alguns indícios de que um trabalho contém plágio. Como, por exemplo, a mudança de estilo e o uso de diferentes estruturas sintáticas no mesmo texto, assim como a utilização do português brasileiro e de expressões incomuns em Portugal. Além disso, a apresentação de trabalhos idênticos por alunos distintos também foi citada.
Os materiais apresentam diferentes tipos de plágio para estabelecer critérios fiáveis na construção de um programa user-friendly de preço razoável com fim de funcionar em pequena escala em uma instituição. Não há resultados globais para as tabelas apresentadas uma vez que as extensões e os temas dos textos são muito distintos.
Em conclusão, é necessário combater o plágio nas Universidades, tendo em vista que a prática prejudica todos os envolvidos e compromete os direitos autorais e a qualidade do aprendizado.