Este trabalho tem como objetivo o estudo do fenómeno do plágio na Universidade de Coimbra e, para tal, foi elaborado um inquérito aos seus docentes.
Após o inquérito, foram identificadas as fontes de material plagiado mais comuns, destacando-se a cópia de informação de manuais e de teses e da Internet.
Os docentes encontraram também indícios que despertam suspeitas de plágio nos trabalhos dos estudantes, tais como a falta de concordância na escrita, a mudança de estilo dentro do mesmo texto, a utilização de excertos de textos em língua brasileira ou de expressões não usuais no nosso país e a apresentação de trabalhos idênticos por alunos diferentes.
Com o intuito de combater este caso, foram fornecidos textos com diferentes tipos de plágio pelos docentes, tendo em vista estabelecer critérios fiáveis para construir um programa que detete plágios user-friendly e de preço razoável.
Em conclusão, embora existam dificuldades em comparar tecnicamente textos devido às suas diferentes extensões e temas, é necessário extinguir o plágio no meio académico.