Este trabalho foi desenvolvido de forma a poder estudar o fenómeno do plágio na Universidade de Coimbra. Neste sentido, foi realizado um inquérito com o objetivo de analisar diversas respostas de docentes.
Os resultados do inquérito enfatizaram/confirmaram uma noção previamente conhecida: o plágio, progressivamente, tem se tornado um problema sério no meio académico. Os professores informaram que, tinham identificado uma primeira fonte de material plagiado, e que essa fonte era um trabalho no qual, os alunos tinham copiado de outros suportes: manuais e teses. Notificaram também que a segunda fonte mais comum utilizada era o material copiado pela Internet, que tinha sido cortado ou não, e a seguir colado no texto, o qual tinha sido solicitado aos estudantes nos enunciados dos trabalhos pedidos pelos professores. Os alunos mudaram o estilo com que escreviam dentro do texto, apresentando estruturas sintáticas diferentes, bem como o uso de termos diferentes. Indicaram ainda que, muitas vezes encontraram nos textos pedaços de frases em brasileiro copiados da Internet e com erros de concordância, como expressões não habituais no nosso país.
Pode-se concluir que, com a informação apresentada, podem-se estabelecer critérios fiáveis para a construção de um programa para detetação de plágios usado em pequena escala no âmbito de um pequeno departamento de uma instituição. O plágio é uma espécie de crime e, deve ser enfrentado pela comunidade académica.