Este trabalho tem como objetivo abordar o estudo do plágio na Universidade de Coimbra, tendo em vista a grande frequência de casos que ocorrem e a gravidade destes para o meio acadêmico.
Foi efetuado um inquérito, acerca do tema, com os docentes da instituição e o resultado foi a confirmação da sua recorrência e a descoberta de diferentes tipos.
Os professores apontaram como primeira fonte de material plagiado cópias de manuais e teses, já a segunda fonte mais utilizada são materiais copiados da internet, e a terceira, cópias de outros estudantes. Foi também verificado pelos mesmos mudanças de estilo e estruturas sintáticas diferentes no texto, além de erros de concordância e expressões não habituais em Portugal. Todos esses elementos eram tidos como suspeita quando analisavam trabalhos.
Com o intuito de combater essa prática, os docentes forneceram textos como material de pesquisa que seriam utilizados para a organização de critérios fiáveis e construção de um programa para detectar plágios user-friendly. Entretanto, a grande variedade temas e as diferentes extensões dificultaram a comparação técnica do material, impossibilitando resultados até o momento.
Por fim, é imprescindível o combate ao fenômeno do plágio.