O scanner 3D é um dispositivo eletrónico que permite a digitalização rápida e detalhada a cores, seguindo um modelo de textura de 24 bits. Atualmente, várias são as [...] áreas onde se podem aplicar este tipo de scanners, [...] a saber: na preservação do património, na arte e arquitetura, na educação e pesquisa, na computação gráfica e efeitos visuais, nos jogos sérios e realidade virtual e, ainda, na área da digitalização do corpo humano.
O design ergonómico com menos de 1 kg e o facto de a sua utilização ser bastante intuitiva, apontar e disparar, são características que permitem não só uma melhor performance, como também um aumento da produção dos mesmos e da sua expansão [...] no mercado.
A digitalização pode ser feita com ou sem alvos de posicionamento, dependendo da natureza da geometria da peça. Não há uma configuração rígida para as peças a digitalizar, podendo estas ser de diferentes tamanhos, materiais e cores. Para que haja um maior detalhe das peças [...] digitalizadas, os scanners [...] utilizam uma precisão até 0,1 mm e a faixa de tamanhos de peças recomendada varia entre 0,05 e 3,0 m. [...] Relativamente à resolução da textura conseguida por estes dispositivos varia entre 50 a 250 DPI.
Dada por concluída a digitalização, os formatos de saída suportados são os seguintes: .dae, .fbx, .ma, .obj, .ply, .stl, .txt, .wrl, .x3d, .x3dz e .zpr. Para aceder a qualquer uma [...] das digitalizações, terá de [...] ser utilizado um software compatível, por exemplo: [...] Autodesk (Mudbox, 3ds, Max, Maya, Softimage, Inventor), PTC (Pro/ENGINEER) ou Siemens, (NX e Solid Edge).
Para terminar, os scanners 3D são dispositivos que têm vindo a ser aplicados em várias áreas e que podem, no futuro, [...] aumentar [...] ainda mais o seu mercado, [...] tendo em conta o potencial que apresentam.