O ato de comunicar têm diversos significados como podemos observar a partir do excerto de “Communication in Humans and other Animals” de Hakansson, G. e Westander.
O significado de comunicar é muito abrangente e difícil de arranjar um único significado.
Se falarmos de comunicação animal, vamos dar maior importância à comunicação não verbal, pois apesar de estes comunicarem também verbalmente, é na comunicação não verbal que mais comunicam. Ao contrário dos seres humanos em que tanto a comunicação verbal como não verbal ou paraverbal são extremamente importantes.
Para muitos a comunicação baseia-se essencialmente em enviar uma mensagem intencional a um recetor (como [...] acontece por exemplo num sms, num mail e numa carta), mas este tipo de comunicação nunca irá dar para fazer uma verdadeira conversa, pois tanto [...] a pessoa que manda a mensagem como quem a recebe não se vêm. Logo, apesar de estarem a falar, não sabem se por exemplo outro está a mentir ou a não gostar da conversa, Este tipo de comunicação pode ser considerado não real, pois o outro pode estar a dizer só o que o outro quer ouvir e não que realmente acha.
Já a comunicação ou o comunicar que é feito cara-a-cara é real e mais fiel (como quem diz, [...] também se [...] mente cara-a-cara), a conversa já é mais orientada de acordo com o que vemos o outro transmitir (comunicação não verbal). Já se pode perceber se o outro está a gostar da conversa ou se está a mentir, também se consegue perceber quais são as coisas que outro mais gosta de falar.
Na comunicação cara-a-cara a conversa e o comunicar é construído através não só da [...] comunicação verbal, mas também a não verbal e a paraverbal.
Por isso podesse afirmar que a comunicação [...] cara-a-cara é um processo complexo, pois são necessárias [...] diversas “ferramentas” para se se comunicar corretamente.
Ao contrário da comunicação feita por mensagem, em não existem tantas “ferramentas” para se construir a comunicação, logo a comunicação é menos viável na mensagem [...] e mais viável na comunicação feita cara-a-cara.
[...] Independentemente da viabilidade de cada um meio de comunicação, podemos concluir que ambos demonstram como [...] a comunicação está cheia significados e mudanças conforme o contexto- a comunicação é (independentemente de a forma como se comunica) um processo complexo.