A noção de “comunicar” [...] pode normalmente ser dividida em duas ideias muito diferentes de funcionar: o modelo linear, e o modelo sinótico.
Embora ambos concordam que comunicação necessita [...] da interação [...] entre dois ou mais indivíduos, a complexidade destas interações divergem entre as duas. Enquanto o pensamento linear considera comunicação como a mera troca de ideias intencionalmente transmitidas por um sujeito, o modelo sinótico defende que existe muito mais além daquilo que se vê à superfície.
Os seres vivos [...] adquirem uma vasta gama de reações a diversos eventos durante o seu longo processo de crescimento e evolução. Estas reações, muitas vezes automáticas e inconscientes, também representam um papel muito importante na forma como os seres vivos aprendem a [...] sobreviver, e interagir com outros seres vivos.
Será, então, um pouco limitador considerar que apenas aquelas mensagens que pretendemos enviar se podem considerar comunicação, quando muitas vezes são as mensagens que não pretendemos enviar, ou nem nos apercebemos que as estamos a enviar, que realmente transmitem aquilo que nós sentimos.