17PTGIVSSTRAD9417PTGIVSSTRAD94
Text genre | Resumo/Abstract |
Task setting | Clausura |
Subject | Português IV |
Area | Ciências Sociais e Humanas |
View options
Tags:
Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.
Resumo:
O presente artigo baseia-se nos estudos prévios abordados por vários autores sobre o ensino da gramática. Ela apresenta como título: A aula de Português: Percepções de alunos e professores. O nosso objetivo nesse artigo é saber em que medida as reflexões propostas sobre ensino de língua por esses autores chegam à sala de aula e, em particular, são percebidas pelos alunos nas práticas pedagógicas que lhes são propostas, para tal, temos participantes da pesquisa quatro turmas de língua portuguesa de diferentes escolas públicas de Porto Alegre, totalizando 73 alunos de 7ª e 8ª classes e também professores dessas quatro turmas. Para o estudo envolveu a aplicação de questionários, contendo 10 perguntas para serem respondidas por escrito pelos alunos e para os professores envolveu perguntas ao ensino centralizado na gramática normativa. A pesquisa, é para a verificação da percepção acerca das aulas de língua portuguesa no contexto sala de aula. Os dados recolhidos dos alunos mostram que muitos deles souberam responder adequadamente o questionário, dos 73 alunos só 30% souberam, e quanto aos professores afirmam que a gramática deve ser ensinada a partir de textos, que conceitos e regras devem ser descobertos pelos alunos. Por essa razão, os dados de que dispomos mostram que não há coerência entre o que os professores dizem ser importante e o que fazem na sala de aulas, atestado pela forma como os alunos percebem o ensino. Portanto, a ideia de aula de língua portuguesa já não é sinónimo de ensino exclusivo de gramática, resta agora criar meios para que esse reconhecimento refleta na sala de aula de cada professor. A colaboração entre a academia e a escola é indispensável.
Palavras-chave: Aula de português, Ensino da gramática
Download text
|