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| Género de texto | Resumo/Abstract |  
| Contexto | Clausura |  
| Disciplina | Português IV |  
| Área | Ciências Sociais e Humanas |  
  
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            Resumo: o presente artigo procura verificar qual a percepção dos estudantes em relação as aulas de português e também, ver o que os seus professores pensam sobre o ensino de português em geral e sobre as aulas em particular. O estudo alicerça-se sobre a seguinte questão: a aula de português, após quase três décadas de pesquisa em linguística, ainda é sinónimo de ensino de gramática? Para obter respostas, através da aplicação de questionários, houve a participação de quatro turmas de língua portuguesa de diferentes escolas públicas, da periferia de Porto Alegre, num total de 73 alunos de 7ª e 8ª classes, assim como, os professores das respectivas turmas. Finalmente, concluiu-se que a aula de português já não é sinónimo de aula de gramática, mas também, ainda não é espaço de aprendizagem da língua nem de reflexão sobre ela. 
         
            Palavras-chave: aula de português. Professores. Alunos. Gramática. 
      
    
		
		
		
		
		
		
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