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| Género de texto | Resumo/Abstract |  
| Contexto | Clausura |  
| Disciplina | Português IV |  
| Área | Ciências Sociais e Humanas |  
  
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            Resumo (Abstract)
          
         As pesquisas desenvolvidas na área de educação mostram que os professores desconhecem as regras da gramática normativa. O presente estudo tem como objectivo avaliar em que medida as reflexões propostas sobre o ensino da língua chegam à sala de aula e em particular e como são percebidos pelos alunos nas práticas pedagógicas que lhes são propostas. A metodologia utilizada envolveu quatro turmas de língua portuguesa de diferentes escolas públicas. A metódologia envolveu aplicação de questionários contendo 10 perguntas para serem respondidas com vista a auxiliar a verficar sua percepção a cerca das aulas de língua portuguesa. Envolveu também os professores que responderam perguntas para aferir se eles tiveram acesso às ideias e noções produzidas pela pesquisa linguística dos últimos anos. A partir da anlise das respostas dos alunos e dos seus professores como participantes de pesquisa e das observações da sala de aula podemos afirmar após quatro decaidas de estudos linguísticos, a ideia da aula de língua portuguesa já não é sinónimo de ensino de exclusivo de gramátia. Resta agora criar meios para que esse reconhecimento seja refletido na sala de aula de cada professor. A colaboração entre a academia e a escola é por isso, indispensável.   
      
    
		
		
		
		
		
		
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